21 de out. de 2013

Como usar os gêneros para ensinar leitura e produção de textos

Muito se tem discutido a respeito de como trabalhar textos nas escolas por esta
não ser uma tarefa fácil. Encontra-se nas salas de aulas uma forte resistência, da
parte dos alunos, em relação à leitura e a produção de texto. Para muitos
estudantes, a ação de expressar suas ideias oralmente é considerada algo
totalmente natural, no entanto, o ato de reproduzir essas ideias em forma de texto
representa um trabalho árduo e penoso.

Como usar os gêneros nas aulas de Língua Portuguesa
Todo dia, você acorda de manhã e pega o jornal para saber das últimas novidades enquanto toma café. Em seguida, vai até a caixa de correio e descobre que recebeu folhetos de propaganda e (surpresa!) uma carta de um amigo que está morando em outro país. Depois, vai até a escola e separa livros para planejar uma atividade com seus alunos. No fim do dia, de volta a casa, pega uma coletânea de poemas na estante e lê alguns antes de dormir. Não é de hoje que nossa relação com os textos escritos é assim: eles têm formato próprio, suporte específico, possíveis propósitos de leitura - em outras palavras, têm o que os especialistas chamam de "características sócio comunicativas", definidas pelo conteúdo, a função, o estilo e a composição do material a ser lido. E é essa soma de características que define os diferentes gêneros. Ou seja, se é um texto com função comunicativa, tem um gênero.
PLANO DE AULA
LÍNGUA PORTUGUESA-  GÊNERO TEXTUAL: BILHETE

Objetivo:
Produzir um bilhete, considerando o contexto de produção
Elaborar a escrita de um bilhete.

Material:
Papel, lápis grafite e lápis coloridos.
Conhecimento Prévio:
Converse com os alunos sobre forma da escrita de um bilhete.


1º. Vocativo;
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2º. Mensagem curta;
_________________________________________________________pular linha
3º. Assinatura (data e local)
_________________________________________________________pular linha
 
Converse com seus alunos sobre “bilhete”:
• Quem já recebeu um bilhete?
• Quem já escreveu um bilhete?
• Para que serve um bilhete?
• Quais as características de um texto escrito em forma de bilhete?

Atividade Motivacional:
Professor incentive seus alunos a criarem bilhetes que envolvam os alunos de toda escola.
Depois de aprenderem a fazer bilhetes você pode incentivá-los a criarem bilhetes para deixarem perto da cama dos pais ou grudado na geladeira com mensagens de carinho e amor.
Encaminhamento Metodológico:
Professor solicite aos alunos que anotem as características do bilhete comentadas no caderno.
- letra cursiva;
- destinatário;
- mensagem curta;
- data e assinatura.
Sorteie o nome dos alunos entre eles.
Solicite que cada aluno elabore um texto em forma de bilhete para o colega que foi sorteado abordando temas diversos: carinho, gratidão, pedidos, etc.
Faça as correções necessárias.
Peça aos alunos que troquem os bilhetes escritos, de forma que cada um possa ler o bilhete que recebeu à frente da sala.

Avaliação:
Elabore com os alunos um mural para troca constante de bilhetes entre eles. Crie um título para o mural.
Pode ser pensado em um mural com a participação dos alunos de outras salas, pais e outras pessoas da comunidade escolar. 


29 de mar. de 2013

projeto- água, fonte de vida


Tema parcial: água, fonte de vida

JUSTIFICATIVA:

Reconhecendo a importância da água para a vida de todos os seres do planeta, e a iminente diminuição da mesma a cada dia, devido a problemas como: assoreamento dos rios, poluição, desperdício, foi escolhido esse tema visando sensibilizar e conscientizar o aluno, (este um transmissor de conhecimentos para toda a comunidade) atentando para o uso racional da água e da preservação do meio-ambiente, como forma de garantir uma fonte futura. 

Conteúdos:
1. CONTEÚDOS CONCEITUAIS:
• Saber sobre a necessidade de se economizar água.
• Reconhecer a importância da água para a vida e suas diversas utilidades.
• Compreender o ciclo da água.
• Conhecer as causas da poluição da água.
 Identificar os cuidados que devemos ter com a água potável.
• Identificar o percurso da água do rio até as casas.
• Conhecer os estados físicos da água (sólido,líquido e gasoso)
• Perceber a existência de água no nosso corpo e nos alimentos.
• Conhecer as causas da atual diminuição das reservas d’água.

2. CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS:

• Ouvir histórias, poesias e textos informativos relacionados ao tema.
• Realizar experiências diversas com a água nos seus três estados.
• Se possível observar um rio poluído, e que faça parte do bairro.
• Observar as consequências dessa poluição no meio em que vive.
• Analisar contas de água das famílias dos alunos e discutir sobre o desperdício.
• Ouvir músicas, assistir a vídeos que tratem do tema.
• Visitar uma estação de captação e tratamento de água.
• Confeccionar maquetes e painéis relacionados ao tema.
• Realizar atividades diversificadas que envolvam todas as áreas do conhecimento.

3. CONHECIMENTOS ATITUDINAIS

• Economizar água nas diversas situações cotidianas em casa e na escola.
• Colaborar para a preservação da água no meio-ambiente.
• Ser um agente multiplicador de conhecimentos sobre a água e o meio ambiente em geral.
• Valorizar a água, percebendo sua importância para a vida de todos os seres vivos.
• Adquirir hábitos de beber água potável, ou seja, filtrada ou fervida.

II – OBJETIVOS GERAIS:

• Perceber a dependência dos seres vivos em relação ao meio ambiente, em especial a água. 
• Reconhecer a ação do homem na transformação do meio ambiente, principalmente no que diz respeito à poluição e ao desperdício de água.


III- ETAPAS PREVISTAS

Linguagem oral e escrita
• Leitura de textos, histórias, parlendas, adivinhas que falem sobre o assunto. 
• Produção coletiva de pequenos textos. 
• Escrita espontânea. 
• Cruzadinhas, caça-palavras. 
• Atividades com alfabeto móvel. 
• Entrevista com um profissional da rede de tratamento de água. 
• Atividades diversificadas envolvendo a escrita de palavras significativas sobre o assunto estudado. 

MATEMÁTICA

• Estatística (contas de água) (e porcentagem de água nos alimentos e no corpo). 
• Noções de massa (pesado/leve), volume (cheio/vazio) 
• Situações-problema envolvendo a água. 
• Jogo com dado/trilha. 

NATUREZA E SOCIEDADE

• Observação do ciclo da água. 
• Conversa sobre o desperdício da água nas diversas situações cotidianas. 
• Experiências diversas com a água nos estados: sólido/líquido/gasoso. 
• Passeio ao redor da escola observando a ação da chuva no bairro e a ocorrência de esgoto a céu aberto. 

• Experiência do pé de feijão. 
• Vídeos que abordam o tema. 
• Pesquisa de figuras que mostrem as diferenças entre a água limpa e a água poluída. 

VISUAL

• Desenho livre e de observação. 
• Recorte e colagem 
• Dobraduras