não ser uma tarefa fácil. Encontra-se nas salas de aulas uma forte resistência, da
parte dos alunos, em relação à leitura e a produção de texto. Para muitos
estudantes, a ação de expressar suas ideias oralmente é considerada algo
totalmente natural, no entanto, o ato de reproduzir essas ideias em forma de texto
representa um trabalho árduo e penoso.
Como usar os gêneros nas aulas de
Língua Portuguesa
Todo
dia, você acorda de manhã e pega o jornal para saber das últimas novidades
enquanto toma café. Em seguida, vai até a caixa de correio e descobre que
recebeu folhetos de propaganda e (surpresa!) uma carta de um amigo que está
morando em outro país. Depois, vai até a escola e separa livros para planejar
uma atividade com seus alunos. No fim do dia, de volta a casa, pega uma
coletânea de poemas na estante e lê alguns antes de dormir. Não é de hoje que
nossa relação com os textos escritos é assim: eles têm formato próprio, suporte
específico, possíveis propósitos de leitura - em outras palavras, têm o que os
especialistas chamam de "características sócio comunicativas",
definidas pelo conteúdo, a função, o estilo e a composição do material a ser lido.
E é essa soma de características que define os diferentes gêneros. Ou seja, se
é um texto com função comunicativa, tem um gênero.
PLANO DE AULA
LÍNGUA PORTUGUESA- GÊNERO TEXTUAL: BILHETE
Objetivo:
Produzir um bilhete, considerando o contexto de produção
Elaborar a escrita de um bilhete.
Produzir um bilhete, considerando o contexto de produção
Elaborar a escrita de um bilhete.
Material:
Papel, lápis grafite e lápis coloridos.
Conhecimento Prévio:
Converse com os alunos sobre forma da escrita de um bilhete.
Converse com os alunos sobre forma da escrita de um bilhete.
1º. Vocativo; _________________________________________________________pular linha 2º. Mensagem curta; _________________________________________________________pular linha 3º. Assinatura (data e local) _________________________________________________________pular linha |
Converse com seus alunos sobre “bilhete”:
• Quem já recebeu um bilhete?
• Quem já escreveu um bilhete?
• Para que serve um bilhete?
• Quais as características de um texto escrito em forma de bilhete?
• Quem já escreveu um bilhete?
• Para que serve um bilhete?
• Quais as características de um texto escrito em forma de bilhete?
Atividade Motivacional:
Professor incentive seus alunos a criarem bilhetes que envolvam os alunos de toda escola.
Depois de aprenderem a fazer bilhetes você pode incentivá-los a criarem bilhetes para deixarem perto da cama dos pais ou grudado na geladeira com mensagens de carinho e amor.
Encaminhamento Metodológico:
Professor solicite aos alunos que anotem as características do bilhete comentadas no caderno.
- letra cursiva;
- destinatário;
- mensagem curta;
- data e assinatura.
Professor solicite aos alunos que anotem as características do bilhete comentadas no caderno.
- letra cursiva;
- destinatário;
- mensagem curta;
- data e assinatura.
Sorteie o nome dos alunos entre eles.
Solicite que cada aluno elabore um texto em forma de bilhete para o colega que foi sorteado abordando temas diversos: carinho, gratidão, pedidos, etc.
Faça as correções necessárias.
Peça aos alunos que troquem os bilhetes escritos, de forma que cada um possa ler o bilhete que recebeu à frente da sala.
Solicite que cada aluno elabore um texto em forma de bilhete para o colega que foi sorteado abordando temas diversos: carinho, gratidão, pedidos, etc.
Faça as correções necessárias.
Peça aos alunos que troquem os bilhetes escritos, de forma que cada um possa ler o bilhete que recebeu à frente da sala.
Avaliação:
Elabore com os alunos um mural para troca constante de bilhetes entre eles. Crie um título para o mural.
Pode ser pensado em um mural com a participação dos alunos de outras salas, pais e outras pessoas da comunidade escolar.