21 de out. de 2013

Como usar os gêneros para ensinar leitura e produção de textos

Muito se tem discutido a respeito de como trabalhar textos nas escolas por esta
não ser uma tarefa fácil. Encontra-se nas salas de aulas uma forte resistência, da
parte dos alunos, em relação à leitura e a produção de texto. Para muitos
estudantes, a ação de expressar suas ideias oralmente é considerada algo
totalmente natural, no entanto, o ato de reproduzir essas ideias em forma de texto
representa um trabalho árduo e penoso.

Como usar os gêneros nas aulas de Língua Portuguesa
Todo dia, você acorda de manhã e pega o jornal para saber das últimas novidades enquanto toma café. Em seguida, vai até a caixa de correio e descobre que recebeu folhetos de propaganda e (surpresa!) uma carta de um amigo que está morando em outro país. Depois, vai até a escola e separa livros para planejar uma atividade com seus alunos. No fim do dia, de volta a casa, pega uma coletânea de poemas na estante e lê alguns antes de dormir. Não é de hoje que nossa relação com os textos escritos é assim: eles têm formato próprio, suporte específico, possíveis propósitos de leitura - em outras palavras, têm o que os especialistas chamam de "características sócio comunicativas", definidas pelo conteúdo, a função, o estilo e a composição do material a ser lido. E é essa soma de características que define os diferentes gêneros. Ou seja, se é um texto com função comunicativa, tem um gênero.
PLANO DE AULA
LÍNGUA PORTUGUESA-  GÊNERO TEXTUAL: BILHETE

Objetivo:
Produzir um bilhete, considerando o contexto de produção
Elaborar a escrita de um bilhete.

Material:
Papel, lápis grafite e lápis coloridos.
Conhecimento Prévio:
Converse com os alunos sobre forma da escrita de um bilhete.


1º. Vocativo;
_________________________________________________________pular linha
2º. Mensagem curta;
_________________________________________________________pular linha
3º. Assinatura (data e local)
_________________________________________________________pular linha
 
Converse com seus alunos sobre “bilhete”:
• Quem já recebeu um bilhete?
• Quem já escreveu um bilhete?
• Para que serve um bilhete?
• Quais as características de um texto escrito em forma de bilhete?

Atividade Motivacional:
Professor incentive seus alunos a criarem bilhetes que envolvam os alunos de toda escola.
Depois de aprenderem a fazer bilhetes você pode incentivá-los a criarem bilhetes para deixarem perto da cama dos pais ou grudado na geladeira com mensagens de carinho e amor.
Encaminhamento Metodológico:
Professor solicite aos alunos que anotem as características do bilhete comentadas no caderno.
- letra cursiva;
- destinatário;
- mensagem curta;
- data e assinatura.
Sorteie o nome dos alunos entre eles.
Solicite que cada aluno elabore um texto em forma de bilhete para o colega que foi sorteado abordando temas diversos: carinho, gratidão, pedidos, etc.
Faça as correções necessárias.
Peça aos alunos que troquem os bilhetes escritos, de forma que cada um possa ler o bilhete que recebeu à frente da sala.

Avaliação:
Elabore com os alunos um mural para troca constante de bilhetes entre eles. Crie um título para o mural.
Pode ser pensado em um mural com a participação dos alunos de outras salas, pais e outras pessoas da comunidade escolar. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário