27 de mai. de 2022

CONQUISTAS E DESAFIOS - ATIVIDADES NO LEI


A tecnologia nas escolas tem acontecido como uma resposta as transformações das duas últimas décadas, com a popularização do computador e a massificação das redes sociais que trouxeram para a sala de aula celulares, tablets, smartphones e com eles a necessidade de inovar;

o simples fato de uma constante alteração no cenário do desenvolvimento tecnológico já causa certo desconforto no professor, por exigir que ele tenha uma nova postura em sua prática pedagógica. Além disso, as inseguranças desse profissional para lidar com as novas ferramentas tecnológicas, bem como a ausência de uma formação contínua aumentam a sua resistência.

O maior desafio é fazer com que o uso do laboratório de informática deixe de ser apenas mais um passatempo para docentes e discentes. Esse espaço deve ser utilizado como aula dinâmica, com o uso do computador como ferramenta pedagógica, que agrega ao trabalho pedagógico, por ser mais interativo e rápido no acesso as informações solicitadas. O maior entrave encontrado para ter um atendimento eficiente no laboratório é a falta de estímulo e motivação dos professores para a mudança. 

A era da informação é um fato consumado e a cada dia os alunos estão mais antenados, mas de forma aleatória ou despreparada o que requer a ajuda do professor para ajudá-los a interpretar e realizar a contextualização adequada da quantidade de informações e imagens encontradas no ambiente virtual.

Diante das novas metodologias educacionais a educação vem sofrendo grandes mudanças, tanto no perfil do aluno que adentra o espaço educacional atual como nas novas ferramentas que permeiam a educação


Aspectos Positivos e Negativos das TICs



ASPECTOS POSIVOS

Permite que o professor mostre várias formas de captar e mostrar o mesmo objeto, representando-o sob ângulos e meios diferentes: pelos movimentos, cenários, sons, integrando o racional e o afetivo, o dedutivo e indutivo.



  

Há facilidade de dispersão. Muitos alunos se perdem no emaranhado de possibilidades de navegação. Não procuram o que está combinado deixando-se arrastar para áreas de interesse pessoal.

Facilita a motivação dos alunos, pela novidade e pelas possibilidades inesgotáveis de pesquisa. Necessita-se de uma forte dose de atenção do professor, pois diante de tantas possibilidades de busca, a própria navegação se torna mais sedutora do que o necessário trabalho de interpretação.

O professor consegue com que o aluno desenvolva a aprendizagem cooperativa, a pesquisa em grupo, a troca de resultados.


A interação bem sucedida aumenta a aprendizagem.

Em alguns casos há uma competição excessiva, monopólio de determinados alunos sobre o grupo, fazendo se necessário uma maior atenção pelo professor para esses casos.



Emerge uma necessidade de formação continuada para os professores.

Como forma de apoio aos professores, para que possam não apenas receber um novo recurso na escola, mas poder também conhecer suas potencialidades e utilizá-las para que o processo de ensino e aprendizagem.

 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário