18 de set. de 2018

LEITURA PARA O MUNDO




A importância da leitura, fora e dentro da sala de aula.


Você gosta de ler? Sim Não? A leitura é muito importante para as nossas vidas e não apenas do ponto de vista educacional. Mas como treinar nossos alunos - ou a nós mesmos - na leitura? E quais são seus benefícios?
A leitura não é apenas entretenimento perfeito. Os livros podem nos ajudar a entender melhor o mundo em que vivemos, além de nos ajudar a exercitar nossos cérebros. Ao ler, temos que fazer com a nossa mente o que o autor nos diz: até certo ponto, estamos criando um mundo próprio e desenvolvendo múltiplos mecanismos. Acima de tudo, devemos ter em mente que os livros provocam preocupações, interesses, nos fazem pensar, nos fazem rebelar. Eles estão nos ajudando a nos entender melhor. A frase que, na minha opinião, melhor resume a importância da leitura é a de Santa Teresa de Jesús, autora do século XVI: "Leia e conduza; não leia e você será conduzido ".



E na sala de aula, que papel os livros deveriam desempenhar?Se nossos alunos lerem, eles estão desenvolvendo a capacidade de compreensão de leitura e adquirindo novo vocabulário e novas estruturas, quase inconscientemente. Além disso, se um aluno não tiver sido treinado em leitura, suas habilidades de escrita serão pobres, levando a dificuldades ao escrever, tanto em seu idioma nativo quanto em uma língua estrangeira.
      Mas, como professores, como podemos motivar a atividade de leitura?  Primeiro, entender que a leitura não deve ser uma obrigação:  Temos que tentar que nossos alunos tenham prazer nos livros e que seus hábitos de leitura se tornem um hobby.É claro que você precisa começar a orientá-los, mas o ideal seria motivá-los para que, quando chegassem em casa, continuassem lendo sozinhos.O que mais devemos saber? Essa leitura está aprendendo:Você tem que começar de pequeno.Portanto, temos que encontrar livros que sejam apropriados para a idade de nossos alunos. No entanto, não há dois leitores iguais.Assim, temos que conhecer nossos alunos e oferecer-lhes diferentes possibilidades de leitura, com ênfase especial nos assuntos em que cada um está interessado.A leitura é uma das aprendizagens mais importantes que promovem a educação, não só porque a compreensão dos textos está presente em todos os níveis de ensino, mas também porque uma grande quantidade de informação que os alunos adquirem e usam surge de textos escritos.


                                                                                                 Professor Jaílson Tapeba

21 de ago. de 2018

PROJETO: LEITURA COM A FAMÍLIA - VEM E LER COMIGO

           LEITURA EM CASA - VEM E LER COMIGO


ESCOLA + ALUNO + FAMÍLIA

ETAPA 01

Através da leitura o ser humano consegue se transportar para o desconhecido, explorá-lo, decifrar os sentimentos e emoções que o cercam e acrescentar vida ao sabor da existência. Pode então, vivenciar experiências que propiciem e solidifiquem os conhecimentos significativos de seu processo de aprendizagem. Neste sentido pensamos ser dever, de nossa instituição de ensino, juntamente com professores e equipe pedagógica propiciar aos nossos educandos momentos que possam despertar neles o gosto pela leitura, o amor ao livro, a consciência da importância de se adquirir o hábito de ler. O aluno deve perceber que a leitura é o instrumento chave para alcançar as competências necessárias a uma vida de qualidade, produtiva e com realização.



OBJETIVOS 

  • Estimular os momentos de leitura em família, possibilitando a troca de experiências, saberes e sentimentos entre pais/responsáveis e filhos, oportunizando o conhecimento acerca da vida escolar do aluno e aprimorando a relação entre FAMÍLIA X ESCOLA
  • Despertar o prazer da leitura e aguçar o potencial cognitivo e criativo do aluno; 
  • Promover o desenvolvimento do vocabulário, favorecendo a estabilização de formas ortográficas; 
  • Possibilitar o acesso aos diversos tipos de leitura na escola, buscando efetivar enquanto processo a leitura e a escrita. 
  • Estimular o desejo de novas leituras; 
  • Possibilitar a vivência de emoções, o exercício da fantasia e da imaginação; Possibilitar produções orais, escritas e em outras linguagens; 
  • Proporcionar ao indivíduo através da leitura, a oportunidade de alargamento dos horizontes pessoais e culturais, garantindo a sua formação crítica e emancipadora.

 PLANO DE AÇÃO


Iniciar o dia da leitura na escola, através de algumas ações de motivação sobre a importância da leitura. 
Os alunos serão incentivados a trazerem material do seu interesse para leitura neste dia. 
Ao mesmo tempo, os professores poderão oferecer aos alunos, gêneros de leitura variados: poesia, piada, contos, literatura infanto-juvenil, histórias em quadrinhos, artigos informativos, etc e/ou dirigir a aula de leitura a um tema específico.
Os alunos levarão para um livro literário de sua preferencia e realizar um momento de leitura com a familia.
Recursos materiais: textos diversos, livros, revistas, jornais, periódicos, cartolina, papel sulfite, pincel atômico, etc.. 



AVALIAÇÃO


A avaliação do projeto será contínua, sendo realizada após cada encontro com a turma, envolvendo todos os segmentos da escola. Também acontecerá ao término desta primeira etapa, a fim de aprimorar as ações realizadas e fortificar os pontos exitosos



  • FREIRE, P. A importância do ato de ler. 41ª ed, São Paulo: Cortez, 2001. 
  • GADOTTI, M. Educação e Poder: introdução à pedagogia do conflito. São Paulo: Cortez, 1980. 
  • GERALDI, J. W. O texto na sala de aula: prática da leitura de textos na escola. 2 ª ed, Cascavel: Assoeste, 1984. 
  • KLEIMAN, C. Oficina de Leitura. São Paulo: Martins Fontes, 1994. 
  • LÜCK, G. Página à página: faça seus alunos se interessarem pela leitura. Curitiba: Profissão Mestre, set.200, p.10-13.