17 de jan. de 2014

PLANEJAMENTO ANUAL 2014


 

 ESCOLA INDÍGENA TAPEBA CAPOEIRA
( MBUESAUA TAPEBA KAAPOERA)

Mbuesara (professor): Jaílson Tapeba
Planejamento anua

                   Sapó mbué supé morob, má né yá katúsaua!
(A raiz do ensino é amargo, mas seu fruto é virtuoso !)
Jaílson Tapeba


ESCOLA INDÍGENA TAPEBA CAPOEIRA
( MBUESAUA TAPEBA KAAPOERA)
PLANO ANUAL - 2014

Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA

Interpretação de Texto ( gêneros textuais)
·        Língua e linguagem;
·        Intenção, situação e contextualização;
·        Comunicação: Verbal e não verbal;
·        Língua e diversidade cultural;

Construção de Texto
·        Narrativa em prosa;
·        Momentos da narrativa;
·        Personagens;
·        Tempo e espaço;
·        Elementos da narrativa;
·        Contos, dedicatórias e referencias;
·        Diálogos e contextualização;

Estudos Gramaticais
·        Variedade linguística;
·        Pontuação;
·        Frases verbais e nominais;
·        Ordem de palavras;
·        Artigo;
·        Numeral;
·        Substantivação;
·        Adjetivos;
·        Verbos auxiliares;
·        Verbos regulares;
·        Flexão de gêneros;
·        Flexão e concordância;
·        Pronomes;

Oralidade e Escrita
·        Pesquisa e apresentação;
·        Diálogos debates;
·        Folhetos instrucionais;
·        Resumos;
·        Depoimentos e redação;

Procedimentos
·        Trabalhando as habilidades com vídeos e outras fontes que possibilite o diálogo, interação visando o desenvolvimento e competência leitora e escrita do aluno;
·        Realizando trabalhos e articulando textos, gramatica e produção considerando os aspectos discursivos e textuais;
·        Trabalhos sistematizados com diferentes gêneros textuais orais, absorvendo tanto a compreensão leitora, produção textual como as diversidades de textos;

Seguintes aspectos metodológicos
·        Elaboração de atividades;
·        Trabalhos escritos;
·        Resumos e anotações;
·        Avaliação escrita;
·        Dinâmicas educativas e refletidoras de ações  pedagógicas: escola e comunidade;

Competências
·        Produzir textos coesos e coerentes na modalidade oral e escrita;
·        Compreender os diversos gêneros textuais;
·        Avaliar critica e/ou opiniões;
·        Revisar a escrita;
·        Identificar os diferentes níveis de linguagem;

Avaliação
·        Participação proativa;
·        Interação social e positiva;
·        Avanços e dificuldades na leitura e escrita;
·        Assiduidade;
·        Realização de tarefes e trabalhos;





















Disciplina: HISTÓRIA ( 6º ANO)

Conteúdos
·        Colonização portuguesa na América;
·        Capitanias hereditárias;
·        Os primeiros habitantes do Brasil ( Pindorama);
·        Economia açucareira;
·        Os engenhos;
·        Escravidão;
·        Conflitos sociais no período da colonização o Brasil;
·        A expansão colonial;
·        As missões jesuítas;
·        O sertão;
·        As revoltas e massacres;
·        Identidades violadas;
·        Massas diversas sociais e os conflitos históricos;
·        Leis: direitos e deveres;
·        Politica brasileira: Para todos!

Objetivos:
·        Reconhecer as relações sociais, politicas e sócio culturais que estabeleceram no passado e contribuíram para uma nova identidade brasileira.
·        Identificar os principais elementos que permearam durante a história do Brasil;
·        Ler e compreender os vestígios históricos.

Procedimentos
·        Leitura e interpretação de textos (documentos, cartas, imagens)
·        Debates e ilustração de mapas antigos;
·        Dialogo e trabalhos em grupos;

Avaliação qualitativa
·        Interesse e participação;
·        Respeito às diversas opiniões e criticas pessoais relacionados ao assunto;
·        Realização de tarefas;
·        Organização dos trabalhos  seminários;

Avaliação quantitativa
·        Escrita e reescrita de textos debatidos e dialogados;
·        Apresentação de trabalhos realizados;






















Disciplina: HISTÓRIA ( 7º/8º ANO)

Conteúdo
·        História do Brasil II:
ü  Brasil nordeste: a colonização no nordeste;
ü  Índios do nordeste e a ocupação territorial;
ü  O sertão e o cangaço;
ü  O cangaço
ü  A nova identidade do nordeste;
ü  Terra cearense;
ü  As lutas e conflitos na história do Ceará;
ü  Luta dos primeiros habitantes do Ceará;
ü  Documentários;
ü  Identidade étnica;
ü  Luta indigenista;
ü  Resgate de uma memoria;
ü  Movimento e conquista;
ü  Organização social e cultural e órgãos indigenistas;
ü  Tribos das águas;
ü  Etnias do nosso Ceará: índios, quilombolas e ciganos;
ü  Regionalismo e patrimônios históricos;
ü  Memorial regional;
ü  Histórico de Caucaia;
ü  Cidadania: direitos e deveres;
ü  Leis e estatutos;

Objetivos
·        Reconhecer a história da ocupação do territorial do nordeste brasileiro compreendendo seus processos que a região sofreu mudando seu suas características físicas, culturais e sócios politico na construção de uma nova identidade.

Procedimentos
·        Debates
·        Vídeo aula;
·        Visita em museu;
·        Seminários;
·        Trabalho de pesquisa;
·        Depoimentos;
·        Apresentações culturais;
·        Leitura e atividade proposta;

Avaliação
·        Trabalhos apresentados e participação;
·        Atividades em grupos;





















Disciplina: GEOGRAFIA ( 8º ANO)
 Conteúdo
·        Paisagens naturais e fenômenos naturais;
·        Mapas e atlas- localização;
·        Geografia regional;
·        Geografia climática;
·        Geografia populacional;
·        Economia;
·        Geografia social;
·        Meteorologia;
·        Características regionais;

Objetivos
·        Compreender o espaço geográfico como uma ciência de conjuntos de fenômenos naturais e humanos que constituem aspectos com distribuições e relações reciprocas;

Procedimento
·        Leitura de textos;
·        Mapas e atlas- ilustrações;
·        Aula de campo – teórica x pratica;
·        Seminários
·        Trabalhos em grupos e individuais;

Avaliação
·        Participação e interação
·        Pontualidade dos trabalhos e socialização;



Língua portuguesa 3º ano
Conteúdo
·          Função social da escrita
·          Oralidade: contação de histórias, dramatizações, imitação, filmes, diálogos, debates...
·          Gêneros textuais: histórias pessoais e familiares, poemas, poesias, receitas, notícias, fábulas, bilhetes, caça-palavras, cartazes, informativos, músicas, contos, quadrinhas, entrevistas, gibis, literatura infantil, cruzadinhas, dicionário entre outros ;
·          Texto (oral e escrito): leitura, interpretação, análise, e produção ;
·          Tipologia textual: narrações, descrições e dissertações ;
·          Leitura de textos diversos e variados ;
·          Leitura com fluência e ritmo ;
·          Estruturação de textos: palavras, frases, parágrafos ;
·          Alfabeto e seu respectivo valor sonoro na oralidade e na escrita ;
·          Ordem alfabética ;
·          Letras maiúsculas, minúsculas, vogais e consoantes;
·          Análise linguística: acentuação, pontuação, ortografia, variações, morfogramaticais (R, RR, S, SS, EZA...), classes gramaticais (substantivos, adjetivos, encontro consonantal, encontro vocálico, artigo, numeral, verbos);

objetivos
·          Desenvolver o hábito de ouvir o outro ;
·          Aquisição da leitura e da escrita ;
·          Compreensão de diferentes modos de falar e de escrever;

Procedimentos

·          Formação de leitores: ler com fluência, entonação e ritmo (individualmente e em grupo) ;
·          Criar o hábito da leitura como forma de aquisição de conhecimento e como maneira lúdica, criativa e prazerosa de aprender ;
·          Leitura de histórias, bilhetes, músicas, contos, poesias, histórias em quadrinhos, etc ;
·          Utilização correta das letras ;
·          Identificar diversos tipos de frases ;
·          Interpretar e produzir frases, parágrafos e textos ;
·          Empregar corretamente os sinais de pontuação ;
·          Produzir e interpretar pequenos textos, coletivos e individuais ;
·          Realizar recorte de revistas e jornais...


Matemática

·          Sistema de numeração decimal (leitura, escrita-unidade, dezena, centena);
·          Valor posicional – ordens e classes ;
·          Números pares e ímpares ;
·          Sucessor e antecessor ;
·          Ordem crescente e decrescente ;
·          Dúzia e meia dúzia ;
·          Números ordinais ;
·          Números Romanos ;
·          Adição e subtração com e sem reagrupamento ;
·          Multiplicação: nomenclatura, dobro, triplo, com e sem reagrupamento ;
·          Divisão: situações de repartir em partes iguais, determinar quantas vezes uma quantidade cabe em outra, divisões exatas e não exatas, nomenclatura, metade ;
·          Situações problema envolvendo adição, subtração, multiplicação e divisão ;
·          Jogos e desafios envolvendo as quatro operações ;
·          Leitura oral e escrita de numerais ;
·          Sistema monetário ;
·          Diferentes unidades de medidas de tempo (dia, semana, mês, bimestre, semestre, ano) ;

Objetivos
·          Entender a matemática e a sua importância no dia a dia ;
·          Conhecer a história do sistema de numeração decimal ;
·          Resolver cálculos e situações problemas envolvendo as quatro operações ;
·          Conhecer e representar os numerais ;

Avaliação geral
A avaliação será contínua, levando em consideração o envolvimento do aluno no processo de ensino e de aprendizagem. Além do caráter formativo, será avaliado o aluno através de trabalhos individuais e em grupo, na oralidade e na escrita, nas suas produções através de provas, ditados, textos e relatórios.

OBJETIVO GERAL

Oportunizar ao aluno um ambiente escolar que valorize o ser humano como sujeito histórico e cultural observando e respeitando as diferenças e promovendo o desenvolvimento de habilidades humanas reflexivas e questionadoras.

METAS

·         Almeja-se que durante o ano letivo os educandos sintam-se inseridos ao processo de ensino e de aprendizagem e que construam o conhecimento a partir da mediação do educador ;

·         Que no processo do aprender haja uma troca de vivências culturais entre alunos e professores e que todos tenham uma aprendizagem rica e significativa;

·         Espera-se que o aluno consiga  melhorar a sua comunicação em relação ao outro respeitando as opiniões e valorizando cada área do conhecimento ;


·         Pretende-se incentivar, ouvir e orientar  os alunos para que consigam viver bem na família, escola e sociedade, tornando-os indivíduos críticos, responsáveis e conscientes ;
Orientar o aluno para que consiga ter sequência e ordem em seu caderno·
Ajudar  o aluno a ser organizado e responsável em relação ao seu material escolar·
Incentivar para que os educandos desenvolvam a capacidade do uso da linguagem oral e escrita em situações múltiplas, ampliando a compreensão, a interpretação e análise dos diversos textos existentes ,respeitando a capacidade crítica e as habilidades de produção espontânea, utilizando situações da realidade social e do cotidiano como representação do processo com diferentes representações culturais;

·         Contribuir para que os alunos construam um mundo mais justo e igualitário, aprendendo a conviver com o outro, com as diferenças e com as novas tecnologias, tendo como pontos os temas transversais ;

























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